O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Legislação

FAA divulga novas regras para drones

Novas regras para veículos não tripulados estão em consulta pública e só devem começar a valer em 2017
Compartilhe
, / 1089

FAA and drone regulationA Federal Aviation Administration (FAA), agência que regula o setor aéreo nos Estado Unidos, divulgou uma lista de regras que devem ser adotadas para o uso de drones. Para a agência, a utilização indiscriminada dos veículos não tripulados está indo longe demais. E pelo visto, quem quiser usar os “aviõezinhos” para fins comerciais vai ter muita regra para obedecer.

O peso do drone não vai poder passar de 25 quilos. A altitude, de 150 metros. E a velocidade, de 160 quilômetros por hora. Voar, só de dia. O piloto não poderá perder o equipamento de vista, nem fazer com que ele sobrevoe pessoas – a menos que estejam envolvidas na operação. O piloto deverá fazer um teste, registrar o drone e pagar uma taxa.

Hoje, as empresas precisam de uma autorização especial pra colocar os drones no ar. Já o uso recreativo é liberado, com restrição de altitude e distância – pode chegar, no máximo, a oito quilômetros de qualquer aeroporto. Mas as regras atuais não estão evitando que os drones cheguem bem perto da rota dos aviões.
As novas regras vão para consulta pública e só devem começar a valer daqui a dois anos. O chefe da agência responsável pela legislação afirma: “Temos a responsabilidade de garantir um espaço aéreo seguro para todos”.

Globo