O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Falcon 8X faz seu primeiro voo em Bordeaux
, / 1398

Falcon 8X faz seu primeiro voo em Bordeaux

Compartilhe

Com alcance de 6450nm, modelo estreia na França, onde inicia programa de testes

Pedro Rosas PortaldoAviador.com

Novo carro chefe da Dassault Aviation, o Falcon 8X alçou voo pela primeira vez no último dia 06 de fevereiro, nas instalações da fabricante, em Bordeaux-Merignac, na França. Os pilotos de teste Eric Gerard e Herve Laverne assumiam o controle quando a aeronave decolou, às 14h. O voo durou 1 hora e 45 minutos, com o 8X subindo a 40,000 pés (12,000 m) de altitude, acelerando a Mach 0,80. Todos os sistemas funcionaram como planejado.

“Chegamos a cada um dos objetivos definidos para a primeira missão. Em alguns casos, superamos as metas traçadas. O programa de ensaios de voo prosseguirá tranquilo e me sinto extremamente honrado de pilotar um avião tão bem projetado”, celebrou Gerard.

Dassault_Falcon8X4-e1423297653393O evento marcou o início de um intenso programa envolvendo três exemplares para testes e certificação – prevista para meados de 2016. Ainda nesta semana, os aviões serão transferidos para a cidade de Istres, no Dassault Aviation Flight Test Center, um programa de testes previsto para cerca de 500 horas de voo. Em seguida, as três aeronaves trocarão o sul da frança por Little Rock, no Arkansas, EUA, onde serão equipados com o interior completo, em fase de finalização.

Consumo reduzido, cabine expandida, alcance de 6450nm

O jato de ultralongo alcance Falcon 8X tem alcance de 6.450mn (11,945 km) e conta com a cabine mais longa já vista em um Falcon, com 1,88m de altura, 2,34m de largura e 13 metros de comprimento. É equipado com três motores Pratt and Whitney Canada PW307D, similares ao do Falcon 7X, permitindo voar com oito passageiros e três tripulantes a Mach .80 e com alcance de 6.450mn.

Os motores PW307D receberam melhorias, elevando a potencia em 5%, atingindo agora 6.722 libras de empuxo. Segundo a Dassault, o Falcon 8X será 35% mais eficiente no consumo de combustível (diminuição de ruído e emissões de NOx) dentro do segmento de jatos de ultralongo alcance.

O 8X tem a asa do 7X redesenhada, para minimizar o arrasto total da aeronave durante o cruzeiro. A performance continua sendo destaque. O novo Falcon tem um comprimento de pista equilibrado (balanced field length) de cerca de 1.829m e uma velocidade de aproximação de 106 nós, no peso típico de pouso – e será capaz de aproximações de até 6 graus.

Baseado no layout e tecnologias do 5X, o novo Falcon será equipado com a nova geração da suíte EAS, incluindo head-up display (HUD) que combinará visão sintética (SVS) e infra-vermelho (EVS) na mesma tela.