Com alcance de 6450nm, modelo estreia na França, onde inicia programa de testes
Pedro Rosas PortaldoAviador.com
Novo carro chefe da Dassault Aviation, o Falcon 8X alçou voo pela primeira vez no último dia 06 de fevereiro, nas instalações da fabricante, em Bordeaux-Merignac, na França. Os pilotos de teste Eric Gerard e Herve Laverne assumiam o controle quando a aeronave decolou, às 14h. O voo durou 1 hora e 45 minutos, com o 8X subindo a 40,000 pés (12,000 m) de altitude, acelerando a Mach 0,80. Todos os sistemas funcionaram como planejado.
“Chegamos a cada um dos objetivos definidos para a primeira missão. Em alguns casos, superamos as metas traçadas. O programa de ensaios de voo prosseguirá tranquilo e me sinto extremamente honrado de pilotar um avião tão bem projetado”, celebrou Gerard.
O evento marcou o início de um intenso programa envolvendo três exemplares para testes e certificação – prevista para meados de 2016. Ainda nesta semana, os aviões serão transferidos para a cidade de Istres, no Dassault Aviation Flight Test Center, um programa de testes previsto para cerca de 500 horas de voo. Em seguida, as três aeronaves trocarão o sul da frança por Little Rock, no Arkansas, EUA, onde serão equipados com o interior completo, em fase de finalização.
Consumo reduzido, cabine expandida, alcance de 6450nm
O jato de ultralongo alcance Falcon 8X tem alcance de 6.450mn (11,945 km) e conta com a cabine mais longa já vista em um Falcon, com 1,88m de altura, 2,34m de largura e 13 metros de comprimento. É equipado com três motores Pratt and Whitney Canada PW307D, similares ao do Falcon 7X, permitindo voar com oito passageiros e três tripulantes a Mach .80 e com alcance de 6.450mn.
Os motores PW307D receberam melhorias, elevando a potencia em 5%, atingindo agora 6.722 libras de empuxo. Segundo a Dassault, o Falcon 8X será 35% mais eficiente no consumo de combustível (diminuição de ruído e emissões de NOx) dentro do segmento de jatos de ultralongo alcance.
O 8X tem a asa do 7X redesenhada, para minimizar o arrasto total da aeronave durante o cruzeiro. A performance continua sendo destaque. O novo Falcon tem um comprimento de pista equilibrado (balanced field length) de cerca de 1.829m e uma velocidade de aproximação de 106 nós, no peso típico de pouso – e será capaz de aproximações de até 6 graus.
Baseado no layout e tecnologias do 5X, o novo Falcon será equipado com a nova geração da suíte EAS, incluindo head-up display (HUD) que combinará visão sintética (SVS) e infra-vermelho (EVS) na mesma tela.