O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

INPAER inaugura modelo de gestão

Compartilhe
, / 3712
Líder no mercado de aeronaves desportivas, Indústria Paulista Aeronáutica apresenta seu Explorer 2015 e busca mercado internacional, inaugurando um novo ciclo em sua história
Pedro Rosas
Portal do Aviador
Inpaer Explorer 2015
Com participação maciça na 17ª edição da EAB Airshow, em seu estande de 100 metros quadrados, a INPAER (Indústria Paulista Aeronáutica), apresentou sua linha completa de aeronaves 2015 para os visitantes da feira, entre empresários, pilotos e admiradores da aviação, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo.

Líder absoluto no desenvolvimento de projetos, fabricação e vendas de aeronaves desportivas, a empresa completa 13 anos com um novo modelo de gestão, ampliado seus investimentos em tecnologia e produtos. “Estamos com uma nova indústria, com a formação de um conselho e setores especializados”, explica Hélio Gardini, sócio-proprietário da empresa.

O objetivo principal é transformar a INPAER em uma indústria de alcance internacional. “Hoje somamos 125 funcionários vindos de empresas como Embraer, FAB e Flyer. Nosso próximo passo é a montagem de oficinas de manutenção, desenvolvendo parcerias em todos os estados brasileiros”, completa Milton Pereira, também presidente da empresa.   

Gardini ainda ressalta que a INPAER aparece como única empresa no Brasil a contar com projeto próprio. “Não somos montadoras, que importam kits e apenas montam no país. Somos fabricantes. O projeto é nacional, os engenheiros e profissionais são brasileiros, formados no Brasil. Temos aeronaves 100% nacional. Apenas os aviônicos e motorização são importados.”

Explorer 2015



Dentro da nova linha de aeronaves INPAER, está o Explorer 2015, com espaço para quatro pessoas e dois tipos de motorização (210 e 260 hp), aumentando a performance e preparando a aeronave para operações em pistas mais curtas. “O Explorer 2015 está completamente remodelado, com aviônicos de primeiríssima geração, paraquedas balístico e um acabamento fantástico. Em nível nacional, não temos concorrente”, pontuou Pereira.

O avião é equipado com motores Lycoming IO-540, atingindo uma velocidade de até 138 kts de cruzeiro (cerca de 256 km/h).  A aeronave também é equipada com o sistema Garmin G3X Touch, com duas telas touchscreen para o monitoramento de voo, motor e GPS. “Até 2020, o Explorer estará homologado, deixando de ser uma aeronave experimental”, destacou Gardini.

Além do Explorer, a INPAER está lançando as aeronaves Excel, com capacidade para três passageiros, 20 quilos de carga e uma velocidade de até 130 kt de cruzeiro; e também o modelo Conquest LSA – aeronave da categoria esportiva, com capacidade para dois ocupantes e até 108 kt de velocidade de cruzeiro.

Escolas do futuro

Outro setor que a INPAER andou observando foi o mercado das escolas de aviação. “No Brasil, ainda aprendemos a pilotar com aviões antigos. Chegou a hora de modernizar, utilizando aviões de alta tecnologia e performance. Precisamos começar a trabalhar com produtos nacionais, gerando empregos dentro do Brasil, deixando de fortalecer a indústria americana”.


Quando perguntado sobre os desafios para uma indústria aeronáutica no Brasil, o empresário foi eloquente. “O avião deixou de ser um produto de luxo, mas os empresários brasileiros não imaginam que uma aeronave, hoje, custa o preço de uma caminhonete. Um ultraleve da INPAER pode sair por 300 mil reais e um avião de quatro lugares por 600 mil reais. Temos que quebrar logo esses paradigmas e trabalhar para uma cultura aeronáutica no Brasil.”

  • Use o formulário abaixo caso tenha interesse em saber mais sobre essa aeronave.

  • Should be Empty: