Líder no mercado de aeronaves desportivas, Indústria Paulista Aeronáutica apresenta seu Explorer 2015 e busca mercado internacional, inaugurando um novo ciclo em sua história
![]() |
Inpaer Explorer 2015 |
Com participação maciça na 17ª edição da EAB Airshow, em seu estande de 100 metros quadrados, a INPAER (Indústria Paulista Aeronáutica), apresentou sua linha completa de aeronaves 2015 para os visitantes da feira, entre empresários, pilotos e admiradores da aviação, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo.
Líder absoluto no desenvolvimento de projetos, fabricação e vendas de aeronaves desportivas, a empresa completa 13 anos com um novo modelo de gestão, ampliado seus investimentos em tecnologia e produtos. “Estamos com uma nova indústria, com a formação de um conselho e setores especializados”, explica Hélio Gardini, sócio-proprietário da empresa.
O objetivo principal é transformar a INPAER em uma indústria de alcance internacional. “Hoje somamos 125 funcionários vindos de empresas como Embraer, FAB e Flyer. Nosso próximo passo é a montagem de oficinas de manutenção, desenvolvendo parcerias em todos os estados brasileiros”, completa Milton Pereira, também presidente da empresa.
Gardini ainda ressalta que a INPAER aparece como única empresa no Brasil a contar com projeto próprio. “Não somos montadoras, que importam kits e apenas montam no país. Somos fabricantes. O projeto é nacional, os engenheiros e profissionais são brasileiros, formados no Brasil. Temos aeronaves 100% nacional. Apenas os aviônicos e motorização são importados.”

Dentro da nova linha de aeronaves INPAER, está o Explorer 2015, com espaço para quatro pessoas e dois tipos de motorização (210 e 260 hp), aumentando a performance e preparando a aeronave para operações em pistas mais curtas. “O Explorer 2015 está completamente remodelado, com aviônicos de primeiríssima geração, paraquedas balístico e um acabamento fantástico. Em nível nacional, não temos concorrente”, pontuou Pereira.
O avião é equipado com motores Lycoming IO-540, atingindo uma velocidade de até 138 kts de cruzeiro (cerca de 256 km/h). A aeronave também é equipada com o sistema Garmin G3X Touch, com duas telas touchscreen para o monitoramento de voo, motor e GPS. “Até 2020, o Explorer estará homologado, deixando de ser uma aeronave experimental”, destacou Gardini.
Além do Explorer, a INPAER está lançando as aeronaves Excel, com capacidade para três passageiros, 20 quilos de carga e uma velocidade de até 130 kt de cruzeiro; e também o modelo Conquest LSA – aeronave da categoria esportiva, com capacidade para dois ocupantes e até 108 kt de velocidade de cruzeiro.
Escolas do futuro
Outro setor que a INPAER andou observando foi o mercado das escolas de aviação. “No Brasil, ainda aprendemos a pilotar com aviões antigos. Chegou a hora de modernizar, utilizando aviões de alta tecnologia e performance. Precisamos começar a trabalhar com produtos nacionais, gerando empregos dentro do Brasil, deixando de fortalecer a indústria americana”.
Quando perguntado sobre os desafios para uma indústria aeronáutica no Brasil, o empresário foi eloquente. “O avião deixou de ser um produto de luxo, mas os empresários brasileiros não imaginam que uma aeronave, hoje, custa o preço de uma caminhonete. Um ultraleve da INPAER pode sair por 300 mil reais e um avião de quatro lugares por 600 mil reais. Temos que quebrar logo esses paradigmas e trabalhar para uma cultura aeronáutica no Brasil.”
-
Use o formulário abaixo caso tenha interesse em saber mais sobre essa aeronave.
-
-
-
–
-
-