Sinônimo de requinte e favorito das celebridades, o clássico da Bombardier comemora bodas de ouro e continua a inspirar gerações ao redor do mundo
![]() |
Learjet comemora 50 anos |
Há exatos 50 anos, o primeiro Learjet decolava pelo céu de Wichita para inaugurar a indústria de jatos executivos. A visão e perspicácia de seu criador, Bill Lear, despertou um sonho de vida que, mesmo após duas décadas, continua a influenciar gerações. Sinônimo clássico de voos luxuosos, o Learjet também foi o preferido das celebridades, dos grandes empresários e personalidades da época.
![]() |
Primeiro voo do Learjet – 7 de Outubro de 1963, Wichita, EUA |
Atingia velocidade máxima de 488 Knots, a 24 mil pés (Mach 0,82). Nas palavras dos próprios pilotos da época, eram um verdadeiro “foguete”. Com o primeiro modelo entregue em 13 de outubro de 1964, o Learjet 23 tornou-se, rapidamente, o sonho de consumo de celebridades e empresários da época, permanecendo em produção por dois anos, com 104 exemplares produzidos.
Em 1966, voaram seus substitutos, os novos Learjet 24 e Learjet 25, este último com fuselagem alongada para até oito passageiros. A empresa foi renomeada como Lear Jet Industries Inc. e, três anos depois, fundiu-se à Gates Aviation, tornando-se a Gates Learjet Corporation. Em 1990, a empresa canadense Bombardier assumiu o controle da empresa, mantendo até hoje a produção dos jatos. Vítima de leucemia, Bill Lear morre em 1978.