O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Comercial

Menos de 0,5 ponto separa Tam e Gol no doméstico

Compartilhe
, / 931

Fevereiro ainda foi um bom mês para as empresas aéreas nacionais: a demanda cresceu 4,1%, a oferta 4,8% e a ocupação fechou em 80,1% (contra 80,6% do mesmo mês em 2014). São dados positivos, divulgados pela Abear, mas que acendem a luz de alarme: a demanda cresceu mais que a oferta e os presidentes da Gol, Azul e Avianca, durante o Fórum PANROTAS, já anunciaram o que vem por aí: reduções tarifárias, redução de oferta e possivelmente de demanda e planos mais conservadores de expansão.

“A partir de agora se inicia uma etapa de maior atenção para o setor, que nesse ano inclui novamente o desafio da volatilidade do câmbio, que impacta diretamente nossos custos. Aliado a isso, há o compasso de espera da economia, que altera o comportamento do segmento corporativo, que já teve forte retração durante os dois primeiros meses do ano”, analisa o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. “Vamos aguardar os resultados de março, que serão um indicativo para o restante do ano, para ver como nossas perspectivas podem ser afetadas”.

Artur Luiz Andrade