O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Executiva Aviação Geral Aviação Militar Cursos e Formação Educativo

Militares da Esquadrilha da Fumaça realizam intercâmbio com instituições civis de ensino e manutenção de aeronaves

Compartilhe
, / 1410

Por cinco dias, integrantes da equipe da Seção de Material da Esquadrilha da Fumaça realizaram visitas técnico-pedagógicas em diversas instituições da área de ensino técnico e de manutenção de aeronaves no interior de São Paulo. O responsável pelas atividades, o Chefe da Seção de Material, Major Especialista em Aviões Márcio Aparecido Tonisso, explicou que “o objetivo é a realização de intercâmbio técnico pedagógico, visando o aprendizado e a troca de experiências referentes aos processos de auxílio à manutenção, organização, planejamento, segurança e uso de equipamentos modernizados, bem como acessórios disponíveis no mercado e programas de treinamento e habilitação de técnicos, inspetores e operadores”.

Entre os dias 5 e 7 de julho, cinco militares da Fumaça conheceram vários ambientes pedagógicos no Instituto Federal de São Paulo, no campus em São Carlos. Os militares puderam conhecer os laboratórios de hidráulica, de aviônicos, de motores, bem como as bancadas pedagógicas de funcionamento de motores a pistão e a jato, de sistema de combustível, de sistemas elétricos e eletrônicos entre outros. A equipe trocou experiências com instrutores e alunos dos cursos de formação de técnicos e de tecnólogos em manutenção de aeronaves. “O material didático disponível para os alunos é excelente. Um dos destaques é o Simulador de Solda, que consiste em um equipamento didático sofisticado, usando tecnologia 3D em ambiente virtual. Para nosso grupo é importante ter contato com esse tipo de material modernizado, pois isso auxilia no planejamento que elaboramos anualmente para melhorias futuras dos processos de manutenção”, explicou o Major Tonisso.

 

Sequência de imagens da visita ao IFSP

2_ifsp

 

3_ifsp

 

4_ifsp

 

5_ifsp

 

6_ifsp

 

7_ifsp

 

8_ifsp

 

9_ifsp

 

10_ifsp

 

Mais seis militares da Esquadrilha também conheceram quatro instituições nos dias 13 e 14 de julho. A visita aconteceu na Escola Sierra Bravo Aviation (SB Aviation) e na Somma Aviation, ambas localizadas no aeroporto municipal de Americana/SP. O grupo também pode ver as instalações da Aerocamp e da Maga Aviation, empresas de manutenção de aeronaves instaladas no Aeroporto Campos dos Amarais em Campinas/SP, sendo esta última reconhecida internacionalmente por apresentar um trabalho de excelência nos processos de gestão e execução de manutenção de aeronaves.“Vale ressaltar que na Maga, foi observado o alto padrão dos processos de planejamento e controle e, também, da organização dos equipamentos e materiais usados na manutenção de aeronaves”, finalizou o Major Tonisso.

 

Visita às escolas SB Aviation, Somma Aviation, Aerocamp e Maga Aviation

aerocamp_1

Aerocamp

 

MAGA_AVIATION

Maga Aviation

 

SBAVIOTION

Sierra Bravo Aviation

 

somma_aviation

Somma Aviation

Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com

Fonte: Tenente Cocate / http://www2.fab.mil.br/eda