O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Equipamentos

NASA duplica lâminas do P-3 Turboélice

As novas hélices serão compostas por oito lâminas contra as atuais quatro lâminas de cada motor
Compartilhe
, / 1075

P-3C-NASAAté o final de 2017, a frota de aviões P-3C da NASA vai receber modificações nos motores, dobrando o número de lâminas. A empresa UTAS (UTC Aerospace Systems) ficará responsável pela instalação das hélices NP2000, bem como os sistemas de controlo eletrônico da hélice. O acordo foi assinado em 10 de Fevereiro de 2015.

Existem várias vantagens em se ter mais lâminas num motor turbo propulsado. A UTAS afirma que com oito pás, a confiabilidade da hélice vai melhorar, bem como uma redução de ruído e vibração. A utilização de oito lâminas em motores turboélice tornou-se uma prática bastante comum dentro da aviação moderna.

Os motores Rolls-Royce T56 já são compatíveis com os sistemas de hélices NP2000 de oito pás. Os sistemas NP2000 já propulsionam aeronaves como o Northrop Grumman C-2A, E-2C/D e o Lockheed Martin C-130H usado pela Força Aérea Saudita e pela Guarda Aérea Nacional dos EUA.

A NASA utiliza o Lockheed P-3C desde 1991 para missões científicas. O P-3C realizou seu primeiro voo em 1960.

Avioners/NAS