A NASA realizou uma conferência na última sexta feira, 17 de junho, e anunciou o desenvolvimento de um avião movido por motores elétricos, denominado X-57. Segundo Charles F. Bolden Jr, diretor da agência aeroespacial norte-americana, um dos objetivos do projeto X-57 é tornar a aviação mais eficiente e sustentável e este será um grande passo para uma nova era na aviação.
O X-57 será uma plataforma de pesquisas de alternativas que deverão tornar a aviação mais sustentável. Foto: NASA
O X-57, apesar de pequeno, será equipado com 14 motores elétricos, todos a hélice. Segundo a NASA, 12 motores, com hélices menores, vão fornecer a força extra necessária para a decolagem. Quando a aeronave alcançar a velocidade de cruzeiro, os motores menores são desligados e o voo será sustentado pelos propulsores montados na ponta das asas, com hélices maiores. A aeronave elétrica experimental da Nasa foi apelidada de “Maxwell”. O nome é uma homenagem ao físico Clerk Maxwell, autor de importantes estudos sobre electromagnetismo no século 19 considerados fundamentais para o entendimento e criação dos motores elétricos.
A primeira versão do X-57, da NASA, deverá voar em um ano. Foto: NASA
Ainda segundo Bolden, um dos principais objetivos do programa X-57 é buscar formas de alcançar a velocidade de cruzeiro do Tecnam p2006 gastando até cinco vezes menos energia. A aeronave na versão original, movida por um par de motores a gasolina, voa a 280 km/h. Por fim, a Nasa ainda destaca que o avião experimental também será silencioso, por conta da propulsão elétrica.
A NASA construirá o X-57 partindo do italiano Tecnam P2006T. Foto: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com
Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com
Fonte: http://www.nasa.gov/press-release/nasa-electric-research-plane-gets-x-number-new-name