Com preço até 50% menor da categoria, jato, que começou a ser produzido em 2012, traz o conceito inovador de remanufatura
De olho na renovação da frota brasileria de aviação geral, a Nextant Aerospace chegou ao Brasil no mês passado para lançar o Nextant 400XTi, um jato executivo capaz de voar de Porto Alegre a Fortaleza sem escalas, com um custo de aquisição até 50% mais baixo que os concorrentes – e o menor custo operacional por hora, por km ou por assento. O jato começou a ser produzido em 2012 e, em todo o mundo, já existem 45 aeronaves entregues em oito países. “ Nossa expectativa é de que o mercado brasileiro tenha um importante papel nas vendas globais pelos próximos anos, tanto com o G90XT quanto com o 400XTi”, disse o presidente e CEO da Nextant Sean McGeough.
“Comparando com os concorrentes, o Nextant 400XTi oferece o maior conjunto de benefícios para o comprador, destacando o alcance, a velocidade, motores novos (Williams), painel novo (Pro Line 21), o baixo custo de aquisição, menor custo operacional, segurança, suporte, conforto de cabine, confiabilidade e ainda o melhor retorno sobre investimento da categoria”, ressaltou Manuel H. Fasce, diretor da GFM, representação da Nextant para América Latina. A Aerie Aviação Executiva foi designada pela GFM Aviation para ser o representante autorizado exclusivo para produtos Nextant no Brasil e o centro de serviços, apoio ao cliente e manutenção nomeado foi a Japi Aeronaves, situada no Aeroporto de Jundiaí, SP.
A nova coqueluche da Nextant também aparece com seu moderno conceito de remanufatura, um processo que utiliza o robusto conjunto de célula (fuselagem) de um Beechjet 400A ou Hawker 400XP, que não tem tempo limite de uso, e atualiza mais de 80% dos demais componentes. Ao todo, na fábrica da Nextant Aerospace, em Cleveland (Ohio), são mais de 6 mil horas/homem de trabalho para que fique pronto o novo 400XTi.
Os motores P&W JT15D-5 são substituídos pelos WILLIAMS FJ44-3AP. O antigo painel é substituído pela atual e consagrada suíte de aviônicos Rockwell Collins Pro Line 21, com 4 telas de LCD. A aeronave ganha nova pintura e novo interior, com 3 opções de lay-out a escolha do comprador. Outros diferenciais estão no interior, com sete lugares, incluindo um triplo divã, usado também como sofá, assoalho plano e novo revestimento acústico – tornando o 400XTi 50% mais silencioso, além de aumentar o espaço interno. A refabricação inclui ainda melhorias aerodinâmicas e incorporação de winglets nas pontas de asas, resultando em custo operacional até 40% menor.