O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Tecnologia

Novaer celebra conclusão do primeiro protótipo T-Xc

Compartilhe
, / 992
“Roll Out” contou com a presença de autoridades militares, representantes do Governo Federal, de Santa Catarina, FINEP e ANAC
Pedro Rosas
Portal do Aviador
Reconhecida pelas soluções avançadas em design e engenharia, a NOVAER acaba de comemorar, em cerimônia de “roll out”, a conclusão do primeiro protótipo do “Projeto T-Xc”. O evento, realizado no aeroclube de São José dos Campos (SP), contou com a presença de funcionários, diretoria técnica, autoridades militares e representantes do governo. 

Genericamente designado “T-Xc”, o modelo é parte de um projeto voltado para o desenvolvimento de um “avião tipo” capaz de atender, simultaneamente, duas categorias:

Versão Treinador: acrobática de dois lugares, voltada para o treinamento elementar (primário ou básico) para pilotos de forças aéreas, especialmente para voos noturnos e por instrumentos.

Versão Utilitária: não acrobática de quatro lugares, também chamada de “U-Xc”, destinada ao transporte de médias distâncias, recreação, treinamento de pilotos em aeroclubes, empresas de táxi-aéreo e transporte de pequenas cargas.

Características

O T-Xc é um monomotor a pistão, de asa baixa, com estruturas em fibra de carbono e trem de pouso retrátil, do tipo triciclo, projetado para pistas não pavimentadas. Possui duplo comando completo, onde os tripulantes têm acesso a todos os comandos, alavancas, manetes, pedais e chaves que controlem a aeronave em todas as fases da operação.

Projetado para atender requisitos estabelecidos por autoridades internacionais como FAA e EASA, o modelo é constituído por um motor Lycoming de 6 cilindros e por uma hélice tripá com “spinner”. A fase de concepção, projeto, engenharia, desenvolvimento e fabricação teve início em junho de 2010, através de um contrato de subvenção com a FINEP. 

Confira as especificações gerais do protótipo:



Mais um sonho que decolou

Fundada em 1998, na cidade de São Paulo, a Novaer Craft Empreendimentos Aeronáuticos SA destacou-se primeiramente pelo desenvolvimento do trem de pouso e das asas do EV-20 Vantage, da norte-americana Eviation Jets. Depois vieram os trens de pouso do T-27 Tucano e o projeto de uma aeronave militar leve de ataque, contratada pela US Aircraft Corporation.

Em meados de 2007, projetou a aeronave experimental “K-51”, integrando, à sua equipe, o projetista aeronáutico József Kovács, criador do T-25 Universal. Em fevereiro de 2010, constituiu um consórcio com as empresas Winnstal e Flight Technologies , marcando o início do “Projeto T-Xc”, depois de um pedido de subvenção junto à FINEP. 

No início de 2012, o governo brasileiro lançou uma série de medidas destinadas a alavancar seu parque industrial militar, qualificando a NOVAER como Empresa Estratégica de Defesa. Por fim, em janeiro de 2013, iniciou a fabricação do primeiro protótipo do “T-Xc”. Hoje suas instalações incluem edifícios, escritórios, ferramentais, estrutura de suporte e pós-venda, bem como um Centro de Tecnologia de Compostos (“CTC”).
  • Use o formulário abaixo caso tenha interesse em saber mais sobre essa aeronave.

  •  –
  • Should be Empty: