O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral

Pentágono escolhe Boeing 747-8 para Air Force One

Compartilhe
, / 1543

air-force-one-747A secretária da Força Aérea, Deborah Lee James, em coordenação com o subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística, Frank Kendall, determinou o Boeing 747-8 vai servir como o próximo avião presidencial americano, conhecido como Air Force One.

“O Air Force One é um proeminente símbolo dos EUA e do gabinete da presidência, em particular”, disse James. “O Boeing 747-8 é o único avião fabricado nos Estados Unidos (que), quando totalmente missionado, atende as capacidades necessárias estabelecidas para executar a missão de apoio presidencial, enquanto refletindo o escritório do presidente dos Estados Unidos da América, de forma consistente com o interesse público nacional“.
De acordo com os requerimentos da USAF, o Air Force One precisa ser um avião de grande porte e quadrimotor, o que limita as possibilidades de escolha em duas aeronaves: Boeing 747-8 e Airbus A380.

Por questões de interesse e segurança nacional, a escolha, obviamente não podia ser outra senão o equipamento da Boeing.

Esta decisão, em conjunto com a notificação da intenção da Força Aérea em celebrar um contrato de aquisição com a Boeing para aquisição e modificação do 747-8, permitirá que sejam iniciadas discussões com o fabricante a fim de se definir o escopo de modificação sobre a plataforma escolhida.

Os dois Boeing 747-200 que atualmente servem como aeronave presidencial vão chegar ao fim de sua vida útil de 30 anos em 2017. A USAF já alocou US$ 1,65 bilhões de seu orçamento para aquisição e modificação das novas plataformas. A primeira aeronave deve ser entregue em 2018.

USAF / Boeing / Cavok