O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviadores Ilustres

Piloto desde os 21, Exupéry morou em Floripa

Compartilhe
, / 2073

saint-exuperyAntoine de Saint-Exupéry, autor do best-seller mundial “O Pequeno Príncipe”, foi um brilhante piloto de aviões e, sobretudo, um apaixonado pela aviação, iniciando sua carreira aos 21 anos e se tornando, aos 23, subtenente da força aérea americana.

Em 1926, tornou-se piloto de linha e ganhou o apelido de “senhor das areias”. Mas a passagem que mais comove aviadores e afins foi sua estadia num pequeno alojamento no Campeche, bairro de Florianópolis, entre 1926 e 1931, enquanto servia a companhia aérea Latècoére (hoje Air France).

Como as aeronaves da época tinham pouca autonomia de voo, as dunas gramadas do Campeche se tornaram pouso obrigatório para os serviços de correio aéreo entre Europa e Buenos Aires. As paradas em Floripa também serviam para revisar e reabastecer os aviões – e para que os pilotos pudessem pernoitar. Encantados com a região, os pilotos chegavam a passar dias na praia catarinense.

P-38-LightningDurante os intervalos, Exupéry, com 27 anos, costumava ir à praia pescar e também frequentar bailes no Lira Tênis Clube. E logo seria chamado de “Zé Perri” pelos que não se arriscavam no francês. Dos moradores que estabeleceram amizade com os pilotos no alojamento, os únicos a conviverem com o “Zé Perri” foram seu companheiro de pesca Manoel Rafael Inácio, e mais duas ou três pessoas, todas já falecidas.

O aeródromo do Campeche continuou operado pela Pan Air do Brasil e fechou suas portas em 1949. Saint-Exupéry então retornou à Europa para voar com as Forças Francesas Livres e lutar com os Aliados em um esquadrão do Mediterrâneo. Com 43 anos, foi designado a pilotar os P-38, relegado a tarefas de espionagem. Sua última missão foi recolher informações sobre estratégias das tropas alemãs. Na noite de 31 de julho de 1944, decolou de uma base aérea na Córsega e não retornou. Seis décadas depois, em 2004, os destroços do avião foram localizados perto de Marselha.

Pedro Rosas PortaldoAviador.com