O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral Aviação Militar Eventos

Portões Abertos Base Aérea de Florianópolis 2015

Compartilhe
, / 1964

A Base Aérea de Florianópolis realizou neste domingo, 08 de novembro, o tradicional Portões Abertos. Na edição de 2015, um público aproximado de 25.000 pessoas pode ver de perto várias aeronaves, militares e civis. Do lado militar estiveram presentes um Lockheed KC-130M Hércules (reabastecedor em voo), um Lockheed P-3AM Orion (patrulha marítima), um Cessna C-98 Caravan (transporte, utilitário), um Embraer C-95CM Bandeirante (transporte, utilitário) e um Embraer P-95A Bandeirulha (patrulha marítima), este, fazendo algumas passagens sobre a Base durante o evento. A Academia da Força Aérea, na Cidade de Pirassununga, interior de SP, enviou a Florianópolis um Embraer T-27 Tucano, utilizado para instrução avançada dos cadetes da FAB, ostentando uma belíssima pintura, em comemoração aos 30 anos do tipo na Força. Essa aeronave ficou todo o dia em exposição dentro de um dos hangares da Base.

Ainda entre as aeronaves militares, um helicóptero chamava bastante a atenção. Tratava-se de um Bell UH-1H ”Sapão”. O exemplar, já desativado, recebeu um esquema de cores especial, retrô, o mesmo empregado nas décadas de 1970/80, quando seu operador, o Esquadrão Pelicano, era baseado em Florianópolis. A mesma ficará preservada num espaço próprio, na Base.

Das aeronaves civis, a maioria de escolas de aviação, todas sitiadas na região da Grande Florianópolis. Um destes aviões civis, certamente o que mais chamava a atenção, tanto pela sua beleza, quanto pelo valor histórico: Fairchild PT-19. Nada menos que um treinador militar, utilizado por diversos países durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive o Brasil.

Daniel Popinga, fotógrafo de aviação e colunista do Portaldoaviador.com teve a felicidade de retornar a São José, SSKT, de carona no PT-19. Num especial, em breve, Daniel contará como foi a experiência de voar no clássico treinador militar.

Também localizado em São José, na Grande Florianópolis, está o Aeroclube de Santa Catarina. Sem dúvidas a mais antiga e tradicional escola de pilotagem do Estado, enviou ao evento algumas de suas aeronaves de instrução: um Aero Boero AB-115, um planador Grob G-103, (usado em instrução de voo a vela), rebocado em voo até o Aeroporto Internacional de Florianópolis (este e a Base Aérea compartilham as mesmas pistas). Um Cessna 150M também deslocado à Base. Instrutores e sócios-membros do Aeroclube davam informações sobre as aeronaves, cursos e como prosseguir na carreira aviatória.

Diretamente do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, SC, a Plano de Voo Escola de Aviação Civil marcou presença no Portões Abertos 2015 com um helicóptero Robinson R22 Beta II, sendo esta escola a única em Santa Catarina a formar pilotos de asas rotativas.

A Voe Floripa Escola de Aviação Civil, com sede no próprio Aeroporto Internacional de Florianópolis, deixou a disposição durante todo o dia um Cessna 152 e um Piper Seneca I.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina engrandeceu ainda mais o evento com duas de suas aeronaves: Um Cessna 210N Centurion II e um Helibras Esquilo, sendo este, acionado um pouco após sua chegada, em atendimento de ocorrência.

A Polícia Militar de Santa Catarina também participou, com um de seus aviões: um Embraer Seneca II, o Águia 5.

Os aeromodelistas também tiveram um espaço para divulgar e mostrar seus belos brinquedos. Embora, em qualquer show aéreo ou evento aeronáutico, a principal atração sejam as aeronaves, o evento de domingo, na BAFL teve outras atividades em paralelo, atraindo também bastante a atenção do público, como por exemplo a Banda de Música da Base Aérea, barraquinhas onde podiam ser adquiridos produtos e artigos aeronáuticos, exposição estática de veículos militares antigos. Para as crianças, atrações como pista de obstáculos e brinquedos, também estavam a disposição.

É sempre uma satisfação para toda equipe do Portaldoaviador.com participar e cobrir eventos como esse, que tem a intenção de entrosar o meio civil com o militar. Acompanhe agora algumas imagens desse dia:

IMG_8981

Embraer C-95CM Bandeirante. Exemplar já modernizado

IMG_8986

Este Lockheed P-3AM Orion traz um adesivo especial na fuselagem, homenageando a cantora Ivete Sangalo, madrinha do Esquadrão que opera esta aeronave

IMG_8996

Tucano pai, Tucano filho! Embraer T-27 Tucano, ostentando uma linda pintura, comemorativa, de seus 30 anos de excelentes serviços prestados a FAB

IMG_8998

Tucano pai, Tucano filho! Embraer T-27 Tucano, ostentando uma linda pintura, comemorativa, de seus 30 anos de excelentes serviços prestados a FAB

IMG_9006

Pátio de aeronaves da Base Aérea de Florianópolis: Lockheed P-3AM Orion, aeronaves do Aeroclube de Santa Catarina, Fairchild PT-19 e Cessna Centurion II, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

IMG_9007

Aeronaves civis, em meio a uma base militar: eis uma dos motivos da realização dos Portões Abertos

IMG_9008

Vista geral do evento Portões Abertos 2015

IMG_9011

Lockheed P-3AM Orion: para os mais antigos na aviação, o saudoso Electra

IMG_9028

Helibras Esquilo, do Corpo dee Bombeiros Militar de Santa Catarina

IMG_9034

Embraer P-95A Bandeirulha

IMG_9037

Militares do Corpo de Bombeiros e militares da Base Aérea

IMG_9044

Bandeirante & Orion

IMG_9059

Instrutores e membros do Aeroclube de Santa Catarina

IMG_9066

Lockheed KC-130M Hércules. Exemplar, reabastecedor, modernizado

IMG_9070

Vista geral da Base Aérea de Florianópolis. Detalhe para a fila para visitação no helicóptero UH-1H, que hoje, já desativado, com certeza guarda grandes histórias de buscas e salvamentos

IMG_9076

Bell UH-1H ”Sapão”. Exemplar desativado, que ficará preservado na Base, mantendo viva sua história e de seu antigo operador: Esquadrão Pelicano, responsável por missões de Busca e Salvamento

IMG_9077

Lindo cockpit do Bell UH-1H

IMG_9080

Embraer Seneca II ”Águia 5”, da Polícia Militar de Santa Catarina

IMG_9084

Espaço reservado aos aeromodelistas, em um dos hangares da Base

IMG_9087

Piper Seneca I da Voe Floripa Escola de Aviação Civil e os aeromodelos

IMG_9092

Embraer T-27 Tucano

IMG_9101

Estande da Plano de Voo Escola de Aviação Civil, de Porto Belo, SC. A única escola que forma pilotos de helicóptero em Santa Catarina

IMG_9103

Estande do Aeroclube de Santa Catarina, com um Cessna 150M, em exposição

IMG_9014

Daniel Popinga, fotógrafo de aviação e colunista do Portaldoaviador.com

Postado por: Daniel Popinga / Portaldoaviador.com