O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Press-Releases

Press Release – Novo Jato Cessna Citation Latitude

Compartilhe
, / 1207


Na última semana, a Cessna, que é representada pela TAM Aviação Executiva com exclusividade no Brasil, realizou com sucesso o primeiro voo do protótipo do Citation Latitude, seu mais novo jato. Em janeiro, já haviam sido realizados os primeiros testes de solo e motores na fábrica da Cessna, em Wichita, nos Estados Unidos, mas esta foi a primeira vez que a aeronave ganhou os ares.

Durante o voo, que chegou a 28 mil pés e atingiu velocidades de 230 Mph, foram testados flaps, trem de pouso, sistemas de pressurização e anti-gelo, estabilidade e controle. A aeronave se comportou exatamente como o previsto e os resultados, segundo o piloto de ensaios em voo sênior da Cessna, Aron Tobias, foram excelentes.

Com capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, o Latitude possui aviônica Garmin G5000 e sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma interface touch screen totalmente intuitiva.


Além de possuir a cabine mais ampla da linha Cessna, com piso completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), o Latitude conta também com um sistema de refrigeração moderno e a porta operada eletricamente, o que representa ainda mais conforto para o cliente.

A aeronave tem alcance máximo de 4.630 quilômetros (2.500 milhas náuticas),  podendo voar de São Paulo a qualquer capital da América do Sul sem escalas e de São Paulo a Miami, com apenas um pouso. Além disso, poderá operar em pistas de 1.228 metros (no peso máximo de decolagem) e atingir altitude máxima de 45 mil pés.

O novo jato da Cessna atinge a velocidade de até 815 km/h e tem autonomia para voar de São Paulo a qualquer capital da América do Sul, sem escalas.