O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Geral Aviadores Ilustres Cultura Aeronáutica Educativo Equipamentos Experimental Tecnologia

Projeto Anequim – cinco recordes mundiais de velocidade, finalmente homologados pela FAI

Compartilhe
, / 2399
Essa é para os amantes da aviação de alta performance e da engenharia brasileira:
É com muito orgulho que o Projeto Anequim (Anequim Project no Facebook) informa que os seus cinco recordes mundiais de velocidade de 2015 foram finalmente homologados pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale).
Agora o Brasil tem um total de nove recordes mundiais para aeronaves motorizadas. Quatro na categoria mais leve, de até 300 kg de peso de decolagem e cinco na imediatamente acima, de 300 a 500 kg. Ambos projetos brasileiros executados dentro do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG e pilotados por um brasileiro.
Vale notar que o primeiro recorde registrado pela FAI foi do brasileiro Alberto Santos Dumont, em 12 de novembro de 1906.
unnamed1
Professor Paulo Iscold (azul), mentor do projeto e Gúnar Halboth (vermelho e branco), piloto de testes do Projeto CEA 311 Anequim
unnamed
Recordes homologados pela FAI
Por: Gúnar Armin Halboth, via APPA.
As cinco conquistas, obtidas com grande folga em relação aos detentores das marcas anteriores, mostram que sobrou perfeição e dedicação desde o projeto até a construção da singular aeronave. Mas não apenas os recordes ficam como legado do tubarão dos céus. A aviação brasileira tem muito a se beneficiar. Os registros foram recentemente ratificados pela FAI (Federação Internacional de Aerodesporto), na categoria de aeronaves com motor a pistão, hélice e peso de decolagem total de até 300 kg para as seguintes conquistas:
– Tempo para subir até 3.000 metros: 8 minutos e 15 segundos.
–  Velocidade em curso de 15 quilômetros: 329,1 km/h.
– Velocidade em 100 quilômetros de curso fechado: 326,8 km/h.
– Velocidade em curso de 3 km: 360,13 km/h.
11298613504_d637d0c0a0_b
Cockpit do CEA-311 Anequim. Credito na imagem
Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com