Os dois protótipos do PC-24, primeiro jato do fabricante suíço Pilatus, têm realizado uma verdadeira maratona de voos para conquistar a certificação de tipo, tanto pelo FAA (norte americana) e EASA (europeia), esperada para meados de 2017. Os dois protótipos já realizaram mais de 300 operações e somam mais de 500 horas de voo, por diversos países europeus e América do Norte, incluindo a travessia do Oceano Atlântico.
Primeiro protótipo do Pilatus PC-24, HB-VXA. Autor: na própria imagem
Anunciado em 2013, a fabricante suíça recebeu 84 pedidos firmes na sua primeira iniciativa de vendas durante os três dias de uma das principais feiras do setor do mundo, a EBACE, em 2014. Após esse evento, o fabricante preferiu segurar as vendas e aguardar os resultados da certificação da aeronave. O processo de certificação está perfeitamente dentro do cronograma e as primeiras entregas estão previstas para 2017. Assim como o PC-12NG, o PC-24 terá condições de operar em qualquer tipo de pista, o que lhe garante acesso a mais de 75% das pistas disponíveis no mundo se compararmos a qualquer outra aeronave de sua categoria.
Segundo protótipo do PC-24: HB-VXB. Autor: na própria imagem
Com o PC-24, a Pilatus lança um novo conceito de jato: Super Versatile Jet (Jato Superversátil), aeronave comparada a um SUV, que poderá ser operada em diferentes terrenos e flexíveis missões com o máximo de eficiência e com baixo custo operacional. O PC-24 foi desenvolvido para voar a 45.000 pés (13.716 metros), a 425 nós (787 km/h), com uma autonomia de 1.950 milhas náuticas (3.610 km). É equipado com dois motores Williams International FJ44-4A e fazem com que o PC-24 decole com apenas 770 metros de pista. A aeronave conta com uma grande e independente porta de carga lateral, que facilita o acesso de bagagens e cargas. A bagagem pode ser acessada da cabine de passageiros a qualquer momento do voo.
Pilatus PC-24. Autor: na própria imagem
O PC-24 poderá ser operado por apenas um piloto e virá equipado com a suíte Pilatus ACE, desenvolvida pela Honeywell, com a mais avançada tecnologia, como o sistema de visão sintética, plano de voo gráfico, sistema anticolisão, entre outros. Para os passageiros, cada detalhe da disposição das poltronas, do revestimento e da iluminação, bem como o piso plano, foi minuciosamente planejado para oferecer o máximo de conforto.
Suíte Pilatus ACE, desenvolvida pela Honeywell. foto: Pilatus
Moderníssima e confortável cabine de passageiros do PC-24. Foto: Pilatus
A Synerjet representa com exclusividade a marca Pilatus no Brasil. Miniatura do PC-24 na LABACE 2016
Postado por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com
Via: BtoB Comunicação