O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aeroportos

SP terá mais de 30% das ampliações em aeroportos

Compartilhe
, / 876
Pedro Rosas
Portal do Aviador

O estado de São Paulo saiu na frente e tem 9 dos 28 primeiros aeroportos regionais que vão receber grandes obras federais para aumento da capacidade. A lista foi obtida com exclusividade pelo jornal Folha de São Paulo. Os projetos para licitação dessas unidades já estão concluídos, o que permite ao governo federal iniciar a concorrência para as ampliações ainda neste ano.


O valor envolvido não pode ser divulgado porque a licitação será no modelo de Regime Diferenciado de Contratação, em que o orçamento é sigiloso para os concorrentes. A melhoria desses aeroportos faz parte do projeto lançado pelo governo em 2012 de decolar mais de 32 milhões de pessoas a uma distância de 100 km de um aeroporto com voo comercial.

No total, o governo espera ampliar 270 aeroportos, no valor de R$ 7,2 bilhões – 40 já receberam obras até agora. Segundo o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, dentro de 60 dias deveriam ser lançados os editais para obras de melhoria ou ampliação de terminal de passageiros, pátio e pista do aeroporto de Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Franca, Marília e Sorocaba.

Dos 28 aeroportos desta leva, 6 já receberam melhorias e devem agora ter intervenções que lhes permitam receber aviões de médio e grande porte. No caso de São Paulo, os aeroportos que vão receber investimentos transportam hoje cerca de 650 mil passageiros ao ano, sendo que quatro deles não têm voos comerciais (Fernandópolis, Franca, Barretos, Sorocaba).

Ricardo Volpi, superintendente do Daesp, órgão que administra os aeroportos regionais paulistas, porém, diz que a prioridade é o investimento no aeroporto de Ribeirão Preto, o maior regional de São Paulo, com demanda de R$ 440 milhões em obras.

Dimmi Amora/ Folha de São Paulo