O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Aviação Executiva Aviação Geral Cultura Aeronáutica Educativo

Trailing Link Gear – Trem “Joelho de Porco”

Compartilhe
, / 2897

Confira essa matéria super interessante do BoldMethod sobre o trem de pouso “Joelho de Porco” ou Trailing Link.

O fato do amortecedor não estar diretamente conectado às rodas da aeronave, e sim à uma haste em L, permite que o impacto seja suavizado. Isso traz a sensação de um pouso menos duro e mais confortável aos passageiros, independente do arredondamento.

Em um trem de pouso comum, a ação do piloto durante o flare é essencial para garantir um pouso mais suave, nesse caso do Trailing Link, essa ação se torna menos necessária, mas ainda assim é importante o flare no momento correto para evitar excesso de carga no trem de pouso e possíveis danos à essa estrutura da aeronave.

A Flying Magazine também explica como funciona o sistema de trem de pouso e qual sua diferença para o sistema tradicional (https://www.flyingmag.com/how-it-works-trailing-link-landing-gear)

A grande maioria das novas aeronaves já possuem esse sistema de trem de pouso, como por exemplo o Pilatus PC12, Cirrus Vision. Porém, aeronaves mais antigas também já tinham esse sistema, como o Cessna 421C e o Citation Bravo, cujo sistema de trem de pouso marcou a entrada dessa aeronave no mercado.

Na publicação do BoldMethod (https://www.boldmethod.com/learn-to-fly/systems/trailing-link-landing-gear/) esse sistema foi demonstrado com algumas imagens.

Por:  Carlos Eduardo Damasceno