Dar a volta ao mundo num pequeno anfíbio Super Petrel LS, a serviço da ciência. Sim! Essa é a missão abraçada pelo simpático casal Francês Clementine Bacre e Adrien Normier e terá um percurso de aproximadamente 54.000 km, 102 escalas e 50 países a serem visitados.
O casal francês dará a volta ao mundo a bordo do Super Petrel, fabricado pela Scoda Aeronáutica, de Ipeúna, interior de SP. Na foto, Clementine Bacre e Adrien Normier, em escala na cidade de São José, SSKT, Aeroclube de Santa Catarina, na grande Florianópolis
A viagem, segundo Adrien, deve durar três anos e tem como objetivos coletar informações sobre o meio ambiente, que poderão ser compartilhadas com alunos e professores, além de pesquisadores, do mundo todo. Clementine Bacre afirma que será uma grande oportunidade de entender melhor o nosso planeta. As pesquisas vão dos estudos de vulcões aos fatores que influenciam no aquecimento global, dentre outras.
”Antes de cada voo serão limpas as extremidades de casa asa do Super Petrel e após o pouso coletar com um pano partículas depositadas. Isso ajudará a compreender melhor como as nuvens se formam e interferem na atmosfera”, diz Adrien.
Neste mapa é possível ver o trajeto a ser cumprido pelo casal e o Super Petrel
A missão teve início em Ipeúna, SP, onde a aeronave foi fabricada e entregue ao casal. De lá, prosseguiram para Guaratuba, litoral do Paraná, para reabastecimento. Após, decolaram para São José, no Aeroclube de Santa Catarina, na grande Florianópolis, onde foram recepcionados pelo Cmte Telmo Nunes, quem também nos manteve informados sobre o horário de chegada da aeronave. Nós, do Portal do Aviador, nos sentimos muito honrados por poder registrar a sua chegada, bem como conhecer de perto essa bela aeronave e ter um papo rápido com o casal. A seguir uma sequência de imagens da chegada do F-JAJH em solo São Josefense:
O Super Petrel ”Wings for Science” chegou no Aeroclube de Santa Catarina por volta das 15:30, na tarde de sábado
Procedente de Ipeúna, Guaratuba, e agora, São José, na grande Florianópolis
Super Petrel, livrando a principal, após pouso em São José, SSKT
Simpático casal Clementine Bacre e Adrien Normier a bordo do Super Petrel ”Wings for Science”
Esse foi também o primeiro registro de uma aeronave com matrícula francesa no Aeroclube de Santa Catarina
O Super Petrel, da Scoda Aeronáutica, foi escolhido entre vários modelos de aeronaves, e teve que receber algumas adaptações para essa missão. Ele recebeu um tanque de combustível adicional, o que aumentou sua autonomia para nove horas ou 1.500 km. na parte superior do plex foram colocadas entradas de ar, onde serão acoplados sensores. O casal terá o apoio logístico de uma equipe de sete pessoas na Europa. Contarão ainda com comunicação via satélite, ”Full Time”, em qualquer lugar do planeta, para que em qualquer emergência, possam ser resgatados o mais rápido possível.
Todos os meses o casal visita escolas, com a intenção de promover debates sobre ciências. ”Temos a obrigação de mostrar para as crianças que há muito o que fazer pelo planeta”, diz Clementine.
O sorriso da simpática baleia, estampado no nariz da aeronave, foi escolhido, através de um concurso na internet, por crianças
No entanto essa é a segunda vez que o casal parte para uma expedição com uma aeronave. Entre 2012 e 2013 eles já deram a volta ao mundo a bordo de um Pipistrel Virus SW. Saiba mais clicando aqui.
Pra saber mais sobre o Wings for Science, clique aqui, ou curta a Fan Page oficial da missão.
Agradecimentos especiais ao Cmte Telmo Nunes (Aeroclube de Santa Catarina) e ao casal Clementine Bacre e Adrien Normier, pela simpatia e receptividade para fazermos estas imagens.
Por: Daniel Popinga – Portaldoaviador.com