O Portal do Aviador reúne sites e muito conteúdo relacionados à aviação. Notícias, anúncios e cobertura de eventos aeronauticos.

Eventos

XI Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2013 tem recorde de público e sela contratos bilionários.

Compartilhe
, / 1044

O evento, que acontece na Rússia, de 27 de agosto a 01 de setembro, traz programa de voo e recebe 24 mil pessoas em seu segundo dia.

Maks 2013 / Foto: © Radio Voz da Russia

“Ao longo das últimas décadas, o MAKS reforçou sua posição e tornou-se, merecidamente, um dos mais respeitados salões aeroespaciais do mundo”. As palavras firmes do presidente russo, Vladimir Putin, país sede do salão internacional, evidenciam a aspiração do evento em se tornar o maior encontro entre representantes da indústria da aviação mundial.  


 Em sua décima primeira edição, iniciada no dia 27 de agosto na cidade de Zhukovsky (próxima a Moscou), o salão revelou grandes surpresas ao público. Além de receber 24 mil pessoas em seu terceiro dia, a participação de mais de mil empresas do ramo. São 43 países expondo seus produtos, como explica o diretor-geral da empresa Aliança de Tecnologias de Aviação, Viktor Pryadka:

Maks 2013 / Foto: © Radio Voz da Russia

“Entre as novidades, destaco a exposição chinesa. Seus pilotos apresentarão um programa em aviões J-10 de sua própria produção. E, como sempre, temos uma ampla presença de aviões executivos das marcas Bombardier, Cessna, Dassault Aviation e muitas outras.”


Contratos Bilionários

Outra expectativa dos organizadores era a assinatura de contratos bilionários para compra de aeronaves, tanto militares como civis. No terceiro dia do evento, fabricantes como a Aviões Civis Sukhoi, chegaram a assinar acordos de 16 bilhões de dólares. A maioria dos contratos são selados com participação da Rússia, declara Boris Rybak, diretor-geral da empresa de consultoria Infomost:

“Serão, supostamente, contratos da nossa principal empresa de leasing, a Ilyushin Finance, que compra grande quantidade de máquinas para depois arrendá-las para companhias aéreas russas, latino-americanas e asiáticas”.

Maks 2013 / Foto: © Radio Voz da Russia
Programa de Voo – Show aéreo em Zhukovsky
Além do intenso programa de exposição e negócios, dezenas de milhares de pessoas assistem a um extenso programa de voo, arranhando o céu de Zhukovsky. Nos dias abertos ao público, todos poderão se deleitar com os grupos russos de acrobacias aéreas, representados pelo Russkie Vityazi (Cavaleiros Russos), pelo Sokoly Rossii (Falcões da Rússia) e Strizhi (Andorinhões), todos em caças de combate. O grupo de helicópteros Berkuty (Águias Reais) aparecerão pela primeira vez em seus veículos de ataque Mi-28N. Também debutando no espaço aéreo russo está a equipe acrobática da Força Aérea da China.  

Site oficial do evento: http://www.aviasalon.com/en/